segurança do trabalho
Mina de Abóboras
Agosto/2013
Este trabalho tem o intuito de apresentar os acontecimentos nas áreas de movimentação de carga na Mina de Abóboras para servir de exemplo e melhorias para esta e outras instalações da Vale.
Rodrigo Muniz
Engenheiro Mecânico Rigger
Progen – Progetos, Gerenciamento e Engenharia
Acondicionamento de Carga
Cargas mal condicionadas, além de dificultarem e aumentarem o tempo gasto para o descarregamento, são riscos eminente de acidentes.
Cobrem dos seus fornecedores para que eles condicione as cargas de forma segura e prática para o descarregamento. Carreta de ferragens – Mina de Abóboras
Arames para amarração
Não é permitida a utilização de arames torcidos para a amarração de cargas. Devemos sempre utilizar os acessórios normalizados e com garantias técnicas.
Arames torcidos – Mina de Abóboras
Cintas e protetores
Cintas para içamentos são práticas e leves, porém muito frágeis. Utilizem sempre proteções nas cintas e aumente sua vida útil.
Ilustração – Cinta com proteção (fonte: Gunnebo)
Mal uso de cabos de aço
A mal utilização de cabos de aço acarretam em danos permanentes, redução de sua capacidade de carga (que não se pode calcular) e, consequentemente, em falta de segurança na movimentação.
Cabo de aço que estava em operação – Mina de Abóboras
Distância de Segurança
Recomenda-se permanecer afastado da carga içada a uma distância equivalente a duas vezes a altura de içamento da carga. A partir disso, preveja o tamanho adequado para a corda-guia. 2H
2H
2H
2H
Carga
Corda-guia
2H
H
Ilustração – Distância de segurança