pedagogia
Claudia de Jesus da Silva
Eliane de Jesus Barbosa
Fernanda Araujo Sena
Jeni Almeida Oliveira
Maria das Graças Ferreira Souza
Maria Neiva Jung, doutora em Letras e professora de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM ). É pesquisadora do grupo de pesquisa Interação social e Etnografia (ISE\ UFRGS\ CNPq), no qual atua como vice - líder.
Esméria de Lourdes Savelli, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi secretaria de Educação no município de Ponta Grossa (2001 – 2004), coordenou o programa de Mestrado em Educação da UEPG ( 2006 – 2007). Atualmente é professora da UEPG e orienta pesquisa sobre políticas Educacionais e sua materialidade nas praticas cotidianas no grupo de estudos e pesquisas de Educação básica (GEPEB).
Maria Marta Furlanetto, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Paris VIII. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina ( UNI SUL). É membro do corpo editorial de vários periódicos.
O livro reúne cinco estudos voltados para as práticas de letramento e o ensino de língua materna nas escolas brasileiras, especialmente nos níveis fundamental e médio. Seus autores são todos especialistas em ensino formal da leitura e da escrita. Diante da crise dos métodos de ensino de língua, cada um deles enfatiza um aspecto das discussões travadas no interior da lingüística, e assim fornecem elementos para repensar não só a questão metodológica do ensino de língua materna, como avançam para refletir sobre a natureza e o papel da instituição escolar num mundo atravessado pela urgência de um letramento transdisciplinar. Da leitura de todos os capítulos, fica claro que o letramento não se dá pela insistência em