Historia para a Humanidade
A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
A historiadora brasileira fala sobre a importância de os pais participarem da Educação de seus filhos e valorizarem mais o professor e a escola
Mary Del Priore é renomada historiadora e escritora brasileira. Seus livros, que somam mais de 20 títulos, já receberam importantes prêmios da literatura nacional, como o Jabuti, por “História da Vida Privada” e “História das Mulheres no Brasil”, sendo que este último também recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala, assim como outra produção de Mary, “História das Crianças no Brasil”. “O Príncipe Maldito”, uma de suas mais recentes publicações, foi