pedagogia
Na atual conjuntura a indisciplina é um dos fatores que mais que dificulta o desenvolvimento das atividades pedagógicas no âmbito escolar. As causas são diversas e neste sentido a família e a escola estão em constante embate atribuindo uma à outra a responsabilidade pela exposição de regras para a crianças, regras estas que na maioria dos casos chegam até eles como forma de imposição, não levando a uma reflexão uma vez que ele não participou do processo de elaboração das mesmas.
Com objetivo de mediar este embate e sensibilizar escola, família e comunidade para a responsabilidade de cada um no papel de educador estamos propondo o seguinte plano de ação. Plano este que traz em seu bojo um estudo sobre a Indisciplina no âmbito escolar e suas possíveis causas, bem como propõe ações para amenizar o problema.
Justificativa:
Frente aos projetos desenvolvidos na mostra de estágio e a incidência do tema indisciplina em 80% dos casos percebeu-se que este é um fator preocupante para as escolas do município de Tucano no estado da Bahia. Mas esta não é apenas uma realidade de um município e sim um problema geral que requer enfrentamento dentro das escolas de nosso país.
São apontadas pelos professores e gestores diversas causas para a indisciplina, considerada a maior delas a ausência de regras e limites dos alunos no presente momento, contudo há outros fatores a serem considerados, entre um deles a ineficiência do professor no planejamento de suas aulas. Visto que muitos conservam uma postura inadequada frente ao aluno impondo-lhes um modelo de ensino ultrapassado e mecânico, bem como ferindo sua autonomia e pouco auxiliando em sua formação crítica. É preciso, diante deste quadro lançar mão de instrumentos investigativos para uma melhor compreensão do quadro indisciplinar nas escolas do munípio. Este Projeto de Intervenção visa não apenas apontar possíveis causas da indisciplina na escola, mas criar estratégias de ações continuadas em busca