Pedagogia
Manifesta-se a preocupação dos profissionais docentes com relação à qualidade da educação, com o reconhecimento da intensificação do trabalho e da precariedade financeira e, ainda, com a própria formação continuada. Os professores encontram-se acumulados de atribuições, excedente em hora e jornada de trabalho e, se vêem obrigados a dedicar mais tempo do que aquele pelo qual recebem os seus salários. As condições de trabalho alteram-se pouco, deixando-os cada vez mais expostos à crítica e, ao mesmo tempo, responsabilizando-se pelos males que atingem a escola.
Existem grandes lacunas que estão cada vez mais precisando ser revistas e inovadas, mas um dos problemas que se faz relevante é uma reflexão sobre as práticas dos educadores.
Palavras-chave: Formação continuada, prática docente, gestão escolar.
Estamos num período de transição da identidade social devido a diversas transformações que o mundo contemporâneo vem sofrendo ao longo do tempo. No entanto, o conceito de educação, suas teorias e suas práticas pedagógicas parecem estar estagnadas ou perdidas em meio a este processo. Nesse sentido, se faz necessário que os atores deste processo se mobilizem e comecem uma reflexão profunda em diversos setores da educação.
Atualmente, alguns professores encontram-se perdidos, sem um norte adequado para direcionar suas práticas. A função da educação perdeu o sentido, não se estabelece uma formação do profissional docente, crítica e construtiva para as novas competências, daí o risco do caos.
Outro agravante diz respeito à desorganização da escola atual. Rompeu-se a hierarquia rígida