Pedagogia
CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EAD-ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
MARIA VERÔNICA LYRA OLIVEIRA
MATRÍCULA – 201001420586 – TURMA –9037
PROJETO INTEGRADOR
TÍTULO
“O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃOFAZ DELE”
SALVADOR BAHIA
18 DE NOVEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos analisando a proposta educacional kantiana que busca desenvolver predisposições naturais do homem e torná-lo capaz de um convívio social. Trataremos de abordar os aspectos conceituais da filosofia kantiana e sua influência na formação humana, será exposta a proposta pedagógica de Kant, onde o filósofo apresenta os estágios e subdivisões da educação que tem por finalidade o aperfeiçoamento da raça humana. Por fim, examinaremos a aplicação da filosofia moral de Kant ao processo pedagógico e sua implicação na formação do caráter humano.
Embora Kant seja bastante conhecido e citado, não é suficientemente lido. E, além disso, outro aspecto na vida de Kant, menos conhecido ainda, é a questão da pedagogia. Ele acreditava haver um modelo de educação ideal, capaz de ultrapassar as causas naturais e a as circunstâncias temporais chegando ao modo do homem pensar e na constituição de seu caráter moral. E ainda que o filósofo trate também de questões educacionais na Metafísica dos Costumes e na Crítica da Razão Pratica (Doutrina do Método), o conjunto de preleções intitulado Sobre a pedagogia compõe o maior trabalho de Kant em relação à educação, sendo selecionado como principal fonte para a abordagem do tema.
DESENVOLVIMENTO
Todos concordam que a educação sempre esteve voltada ao interesse da humanidade. Ela sempre visa atender as exigências de uma determinada classe ou de um determinado povo, num determinado período ou espaço de tempo. Na verdade, a educação não teria sentido se não estivesse voltada para a promoção do homem. Uma visão histórica da educação mostra como esta esteve sempre preocupada em formar determinado