pedagogia
No projeto do mês de agosto vamos trabalhar com o folclore desenvolvendo o resgate social, exercendo a cidadania através de ações participativas. Nós como professores podemos favorecer a criança na construção de seus conhecimentos, despertando sentimentos de emoção, de entusiasmo e de amos pelas coisas de nossa terra. O folclore de nosso país oferece um amplo espaço para a troca de informações ricas onde podem ser explorados uma diversidade de saberes folclóricos. Sendo assim, a criança conhecerá as características foclóricas de diferentes povos e regiões, resgatando os valores e tradições inseridos em nosso contexto.
Objetivo Geral:
Estimular e incentivar a criança no aprendizado de saberes folclóricos, proporcionando a participação das mesmas em diversas atividades e brincadeiras levando-as a socialização, ao conhecimento dos costumes e a valorização das tradições que fazem parte do nosso folclore brasileiro.
Objetivos Específicos:
Conhecer músicas e danças folclóricas;
Despertar o interesse por mitos e lendas folclóricas;
Valorizar e resgatar tradições que fazem parte de nossa cultura;
Estimular e proporcionar o conhecimento de comidas típicas;
Desenvolver a socialização da criança;
Desenvolver a oralidade, a percepção visual e auditiva;
Desenvolver o ritmo e as habilidades motoras de forma lúdica;
Recursos:
Lantejola, 5 cartolinas, tinta guache, 2 papel dobradura azul, 12 papel doradura vermelho, eva (cores variadas), 2 estêncil (preto, roxo ou azul), pincéis, 24 copos descartáveis, 50 bexigas coloridas, massinha de modelar, gliter, revistas, papel kraft, 1 pacote de guardanapo, 1 caixa de chá (envelope) de erva doce, 24 palitos de sorvete, cola quente, tesoura, folhas de sulfite, giz de cera, lápis de cor, textos diversos, livros de histórias infantis, canetinhas, cds, dvds, aparelhos eletrônicos.
Avaliação:
Contínua e processual por meio de observação, respeitando o desenvolvimento individual de cada criança.