pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem, por objetivo, o aprendizado e conhecimento sobre A diversidade em nossa sociedade. Com adjetivo de transformar e formar os futuros cidadãos. Mostrar a importância de que a escola é um espaço sócio cultural onde as diferentes presenças se encontram.
Refletir sobre as questões do preconceito, mais detidamente no cotidiano da Educação Infantil, verificar as dificuldades e levantar possibilidades de lidar com as questões da diversidade cultural ,histórica e lingüística .
2 DESENVOLVIMENTO
A escola, tanto pública quanto a particular, deve ser proativa para superar os preconceitos que constrangem as liberdades, afirma André Lázaro, pesquisador da universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-secretario Nacional da Educação Continuada, Alfabetização e diversidade do MEC. Essa proatividade é a chave da questão. Não existem lições de igualdade eficaz se ficar apenas no discurso. Toda escola tem como principal objetivo promover a aprendizagem, mas não pode abrir mão do convívio social, e do respeito às diferenças, da formação de opinião e de tanto outros quesitos necessários para os alunos enfrentarem o mundo. Os indivíduos são caracterizados pela associação de seus hábitos conceitos e crenças. Para os autores de psicologia não há como valorizar a diversidade se não estiver presente a comunicação. A comunicação é um processo interativo. A intervenção pedagógica eficaz passa especialmente pelo diálogo. Conduzindo o individuo ao aprendizado, desconstruindo valores pré-estabelecidos, tornando os tolerantes e capazes de compreender que a diversidade humana é inerente a toda humanidade e tem que ser respeitada. Os novos tempos exigem um padrão educacional que