Pedagogia
1 INTRODUÇÃO
Para realização deste trabalho apresenta analisar a alfabetização numa perspectiva construtivista e progressista diferente daquela tradicionalmente conhecida através dos métodos análise e sintético que persistiram por muito tempo no processo de alcance da leitura e escrita. Este trabalho opta por analisar métodos destinados a alfabetizar crianças, levando em consideração critérios das propostas pedagógicas propostas tradicionais.
Apresenta como objetivo propor uma metodologia de alfabetização e letramento com base no pensamento construtivista e progressista, fazendo uma reflexão da alfabetização através dos pensamentos de autores como Piaget, Vygotsky e Ferreiro, e analisando os fatores que intervêm no processo de alfabetização os métodos tradicionais de alfabetização cujo objetivo era a instrução sistemática da aprendizagem. Com exercícios motores de habilidades especificadas por essa visão do processo de alfabetização gerou a perda de sua especificação, portanto, tornou-se um do mais relevante problema de fracasso na aprendizagem brasileira, evidenciadas principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental por meio da reprovação, repetência e evasão, causando uma massa desfavorecida, e excluída socialmente por não possuírem as habilidades básicas da leitura e escrita.
O processo de alfabetização baseava anteriormente, em função da relação método utilizado a maturidade da criança, considerando assim como dois polos distintos do processo.
Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do "B + A = BA", isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade formada por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir e interpretar palavras ou até mesmo frases curtas parecia ser suficiente para diferenciar o