Pedagogia
Existem dois tipos de fundamentos da teoria psicanalítica:
1 – Os processos psíquicos são inconscientes; a consciência não é mais do que uma fração da nossa vida psíquica total.
2 – Os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.
Dessa forma, vamos pode entender as principais teorias de Freud.
• Sexo e libido
Foi nesse sentindo que Freud explicou a vida humana sendo ela pessoal e individual, além de pública e social, levando em consideração as tendências sexuais, o que a denominou de libido. Dessa forma, o pai da psicanálise designou essa energia sexual de forma geral e indeterminada.
As primeiras manifestações, a libido liga-se as outras funções vitais, como por exemplo, um bebê na fase da amamentação. O ato de sugar o seio provoca outro prazer além de obter o alimento, denominando a boca como uma “zona erógena”, transformado o ato em algo sensual. Portanto, ele deixa claro que a libido não está ligada apenas as áreas genitais.
Dessa forma, entende-se que há um conflito entre as tendências sexuais ou libido e as formulas morais e as limitações sociais impostas pela sociedade. O que para a interpretação freudiana, relacionam-se essas oposições com sonhos deformados ou simbólicos reprimidos pelas regras da sociedade, o que geram atos falhos, distrações, mas que remetem aos desejos incumbidos.
• Transferência e sublimação
A psicanálise através da conversação, trata as doenças mentais a parir da interpretação desses fenômenos, identificando a origem do problema do paciente, o que pode ser o primeiro passo para a cura.
Um dos fenômenos que ocorrem durante a terapia chama-se transferência dos sentimentos, como por exemplo, amor ou ódio em relação ao paciente com o analista.
Outro conceito chamado sublimação,