O surgimento
SOCIOLOGIA – Capítulo Primeiro – “O Surgimento”
1) Em que contexto surgiu a sociologia?
A formação da sociologia constitui um acontecimento extremamente complexo, que envolve inúmeras circunstâncias históricas e intelectuais, aliadas à intenções práticas.
O surgimento da filosofia ocorre em determinado contexto histórico, coincidindo com os últimos momentos de desagregação da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista.
A criação da filosofia não é obra isolada de determinado filósofo ou cientista, e sim o resultado de idéias e atitudes de um conjunto de pensadores que se dedicaram a compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
2) Quais seus objetivos iniciais?
A sociologia tinha como objetivos iniciais investigar, analisar, compreender a sociedade num momento em que esta passava por transformações profundas.
O conhecimento sobre as novas condições de vida social deveriam orientar ações para manter, reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo.
3) O que significou a Revolução Industrial?
Além da introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos, a Revolução Industrial representou o triunfo da indústria capitalista, liderada pelo empresário capitalista que, aos poucos, foi concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob seu controle, transformando grandes massas humanas em simples trabalhadores sem posses.
O avanço da consolidação da sociedade capitalista provocou a desintegração de costumes e instituições até então existentes, e a introdução de novas formas de organizar a vida social.
A Revolução Industrial provocou também:
-a destruição do artesão independente;
-a imposição aos trabalhadores de severas disciplinas, formas de conduta e relações de trabalho;
-crescimento urbano e demográfico rápido e desordenado, gerando suas mazelas características;
-mulheres e crianças foram sujeitadas a longas