Pedagogia
PEDAGOGIA
DIVERSIDADE
DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia
Introdução
Para que possamos desempenhar melhor nosso papel de educadores não só na área de Educação mais em todas as outras áreas, temos que ter uma melhor compreensão de alguns conceitos muito marcantes em nossa sociedade, desta forma uma abordagem antropológica dos conceitos de: diversidade, desigualdade, etnocentrismo e alteridade.
Ao longo da história, na qual a colonização se fez presente, a escravidão, o autoritarismo e a recusa pelo negro como pessoa biologicamente e culturalmente de igual importância na sociedade, contribuíram para o sentido de inferioridade do negro brasileiro e a ideologia degenerativa do mestiço; Foram os mecanismos de dominação ideológica mais popular já produzido no Mundo sendo um exemplo claro dos conceitos do Etnocentrismo na história e que permanecem ainda no imaginário social dos tempos atuais, o que dificulta a ascensão social do negro, pois este é visto como indolente e incapaz intelectualmente.
Disponível em: http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2009/08/escravos.html Acesso em:
19.04.2013.
Aspectos
imediatamente perceptíveis
da singularidade dos
“outros”, como vestimentas; ornamentos corporais; estatura; cor da pele, cabelos e olhos; e língua, ressaltavam a singularidade mais aparente.
Darwin e sua obra “A origem das espécies” foi um importante marco da revolução metodológica que expressava uma “síntese revolucionária” na ciência classificatória naturalista das espécies.
A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença. A linguística, por sua vez, é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem (o sistema de comunicação que nos permite
abstrair e comunicar conceitos) ou com a língua (o sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos).
Disponível em: http://quadrinhosdehistoria.com/. Acesso