PEDAGOGIA
I – Objetivos
Analisar a importância do lúdico na formação da criança.
Compreender que jogos e brincadeiras fazem parte da vida de toda criança e podem ser usados como instrumentos de aprendizado na sala de aula.
Propiciar vivências com jogos, brinquedos e brincadeiras, tematizando discussões em torno do lúdico.
Participar de jogos e brincadeiras, buscando vivenciar as emoções e desafios que são postos por estas atividades durante a execução do projeto.
Proporcionar a reflexão sobre a importância do brincar através da demonstração prática de alguns jogos e brincadeiras que serão realizados.
Propiciar espaço e oportunidade de auto-conhecimento e vivências inclusivas.
Desenvolver habilidades de comunicação, expressão e interação social dos envolvidos no projeto;
Colaborar com a formação acadêmica dos alunos envolvidos com o projeto no que se refere à prática pedagógica exercida no âmbito escolar.
II- Procedimentos
Breve introdução sobre Vygotsky.
Atividade 1 – Mão na caixa
Sugerimos aos docentes uma brincadeira que além de proporcionar o prazer da diversão, também traz consigo uma vasta gama de conhecimentos que propicia o desenvolvimento da criança como já vimos com as teorias de Vygotsky, tais como o cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor e seu modo de aprender.
A brincadeira mão na caixa é feita com o auxilio de uma caixa de papelão, decorada de modo a chamar atenção da criança para um mixe de cores vibrantes, e dentro dela há objetos diversos que a criança já teve contato em seu cotidiano, porém nesta brincadeira ela não pode ver o que tem dentro da caixa, é com os olhos fechados que a brincadeira acontece.
Com a venda nos olhos a criança em meio a uma roda com cantorias e palmas, coloca as mãos dentro da caixa, e cantando com os demais colegas, vai tateando por dentro da caixa até pegar um objeto que mais lhe agradou a textura. A canção é pausada e a criança vendada deve adivinhar de objeto se trata. Errando ou