Pedagogia
Para entendermos a importância e as contribuições da psicologia para a educação, devemos entender o significado de Psicologia.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano como o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência.
A partir dai podemos perceber a importância da psicologia na educação onde possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los, experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma, trata de buscar consolo em seus semelhantes.
É também no convívio social, através das atividades praticas realizada, que se criam às condições para o aparecimento da consciência, que é a capacidade de distinguir entre as propriedades objetivas e estáveis da realidade e aquilo que é vivido subjetivamente. Através do trabalho, os homens se organizam para alcançar determinados fins, respondendo aos impasses que a natureza coloca à sobrevivência. Para tanto, usam do conhecimento acumulado por gerações e criam, a partir do trabalho, outros conhecimentos.
Ao transformar a natureza, os homens criam cultura, refinam cada vez mais técnicas envolvidas na relação do individuo com o mundo, analisando os seus mecanismos básicos. Para realizar sua proposta, a psicologia interage com outras ciências tais como a medicina, biologia, filosofia, genética, antropologia, sociologia, além da pedagogia. Estes ramos dos conhecimentos estão imbricados uns nos outros, de tal forma que, muitas vezes, é difícil saber em que domínio se esta atuando.
A intervenção da psicologia atual também na formação de professores a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir