Biologia molecular
Ácidos Nucléicos
Os ácidos nucléicos são macromoléculas de suma importância biológica. Todos os organismos vivos contêm ácidos nucléicos na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA).
O DNA é o principal armazenador da informação genética. Esta informação é copiada ou transcrita para moléculas de RNA, cujas as sequências de nucleotídeos contém o
“código” para a ordenação específica de aminoácidos. As proteínas são então sintetizadas num processo que envolve a tradução do RNA. Refere-se frequentemente à série de eventos acima relacionada como o dogma central da biologia molecular; ela pode ser resumida na forma:
Em células superiores, o DNA localiza-se principalmente no núcleo, dentro dos cromossomos. Uma pequena quantidade de DNA fica no citoplasma, contida nas mitocôndrias e cloroplastos. O RNA é encontrado tanto no núcleo, onde é sintetizado, quanto no citoplasma, onde tem lugar a síntese protéica.
Ácidos Nucléicos: uma Pentose, um Fosfato e quatro Bases
Os ácidos nucléicos são compostos por uma molécula de açúcar (pentose), bases nitrogenadas (purinas e piridiminas) e ácido fosfórico.
As pentoses são de dois tipos: ribose no RNA e desoxirribose no DNA. A única diferença do ponto de vista de composição da molécula entre estes dois açúcares é que a desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos. As bases encontradas nos ácidos nucléicos são também de dois tipos: piridiminas e purinas. No DNA as piridiminas são timina (T) e citosina (C); as purinas são adenina (A) e guanina(G). O RNA contém uracila (U) no lugar de timina.
Existem duas diferenças principais entre o DNA e o RNA. O DNA possui uma molécula de desoxirribose e o RNA, uma de ribose; o DNA contém timina e o RNA, uracila.
(Além de atuarem como as unidades dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos são também importantes, pois armazenam e transferem energia química.)
Composição Básica do DNA: A = T e G = C
O DNA está presente nos organismos