Pedagogia
1 INTRODUÇÃO: A violência urbana no Brasil é um dos problemas sociais mais sérios. Vive-se com medo, tentando se proteger de tudo e de todos. Constantemente o cidadão é vitima de assaltos, agressões físicas, assassinatos, seqüestros e tantos outros exemplos de violências.
A violência está enraizada na história de nosso país desde a colonização. E até o momento, não houve medidas, o bastante suficientes por parte do poder público para modificar esta situação.
Constantemente se acusa a pobreza e a miséria como responsável por isto. Esquecendo-se que a desigualdade social põe grande parcela da população, a margem dos direitos básicos: saúde, moradia, segurança e educação de qualidade, enquanto que, o restante da população, que é a minoria, detém a riqueza do país.
Compreender e discutir tais fatos é o objetivo desta pesquisa. A questão da violência no Brasil, mais de perto a violência nos centros urbanos, vem ao longo dos tempos se tornando inevitável. Esse fato nos levou a buscar alternativas, através de pesquisas para entender os possíveis fenômenos que podem contribuir para o avanço da violência urbana. E ao mesmo tempo compreender porque as ações do Estado ainda não mostram eficácia em atender os anseios básicos da sociedade.
A realização de pesquisas desse tipo é importante porque nos leva a entender que a violência não é apenas um problema do opressor e oprimido. Mas, sim um problema de toda a sociedade que deve está informada de forma precisa e esclarecedora sobre o assunto.
Quando somos bem informados adquirimos embasamento para discutir e tomar parte em ações benéficas, participando efetivamente de seguimentos sociais que façam frente aos órgãos públicos e cobrem atitudes que contribuam para a diminuição da violência urbana.
2. O QUE É VIOLÊNCIA URBANA? Violência urbana é uma expressão utilizada para definir um fenômeno da sociedade de comportamento agressor e transgressor ocorrido no convívio da sociedade