Dramatização : angustia moral
Angustia Moral: É um sentimento acusatório no qual sentimos que erramos, que somos maus e nada mais poderá ser feito a não ser espiar a culpa. Este sentimento provém da atuação de um Superego rigoroso que, ao perceber os desejos que condena, passa a punir permanentemente o indivíduo como se a transgressão houvesse ocorrido. A confissão dos pecados por pensamentos, existentes em nossas religiões, é um bom exemplo do processo. Por imaginar um ato desonesto, a acusação superegóica de criminoso nos perseguirá, ao imaginar uma atuação sexual nos sentimentos imorais e desmerecedores do amor das outras pessoas.
APRESENTAÇÃO EM GRUPO
Personagens:
Maria (principal / adolescente )
Joana (mãe de Maria )
Diogo (pai de Maria )
Fabiana (irmã de Maria )
DRAMATIZAÇÃO DE ANGUSTIA MORAL
A cena acontece em uma família composta de quatro pessoas (pai, mãe e duas filhas), com conceitos religiosos rigorosos e visão de pecado em relação à masturbação.
Cena 1: Maria adolescente
Está em seu quarto, deitada na cama, muito a vontade, se masturbando com um objeto similar a um pênis.
Cena 2: Joana e Maria (Forte carga emocional)
Joana mãe de Maria entra no quarto abruptamente, e flagra a adolescente. Fica apavorada e enfurecida com a cena e aos gritos recolhe o objeto do chão:
Joana: Que isso! O que está acontecendo aqui? Não foi isso que eu te ensinei! Safada! Você está dando lugar pro Diabo. Vai pro inferno por causa disso.
Maria (Sai da cama assustada e encolhe-se no canto do quarto):
Não! Eu não estava fazendo nada!
Joana (Furiosa): Ainda mente? Quer virar vagabunda? Isso é coisa do Diabo. Deus não vai te perdoar.
Maria (Muito desesperada, chorando, andando de joelhos atrás da mãe): Não! Não! Por favor! Eu não quero ir pro inferno! Me perdoa! Mãe me perdoa? Eu vou pedir perdão a Deus, ao pastor. Por favor, não conte pra ninguém! Me perdoa!
Joana (Segura Maria pela cabeça com