Pedagogia
Introdução A educação brasileira, atualmente, se estrutura a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), aprovada no ano de 1996, pela Lei nº 9.394. Daí criou-se os níveis de modalidades de ensino que de acordo com a LDB compõem-se da educação básica, que se subdivide na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a educação superior. A educação básica é responsabilidade dos governos municipais que devem conter uma base sólida de desenvolvimento do conhecimento já desde a educação infantil que se tratando da primeira etapa da educação, até os 6 anos de idade, deve ter como finalidade o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Assim, quando o aluno chegar ao ensino fundamental já deve ter pleno conhecimento dos conteúdos abordados em anos anteriores o que vai lhe proporcionar acompanhar os 9 anos que se seguem.
O ensino médio, que vem a ser cargo do governo estadual, por sua vez, em conjunto com tudo que o aluno já estudou na educação básica tem por objetivo preparar o jovem para a vida cotidiana fora do ambiente escolar e inseri-lo no mercado de trabalho. Todo o decorrer da vida escolar tem como objetivo maior desenvolver o aluno e oferecer-lhe uma formação para o exercício da cidadania, dando-lhe os meios necessários para se viver em sociedade e progredir no seu trabalho ou estudos posteriores. Em todas estas etapas é fundamental a ação da família, sempre complementando aquilo que a escola repassa.
Sendo assim, finalmente, podemos observar que de acordo com a LDB, os níveis e as modalidades escolares, educação básica, ensino superior, educação profissional e educação especial, deixam de lado alguns exemplos como a educação indígena, educação a distância e tecnológica que também são transferidores de conhecimento.
A Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil O ensino fundamental, que tem por objetivo maior oferecer uma formação básica para o cidadão, tem uma duração