Pedagogia
Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros
Introdução
A finalidade deste projeto é de entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil.
O tema aqui indicado , embora já tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda é cercado por dúvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que está ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
Diante disso, surgiu-me o interesse em desenvolver um trabalho de prática e analisar o ensino da leitura com o intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma.
CUNHA defende que,
A idéia de que a leitura vai fazer um bem à criança ou ao jovem leva-nos a obrigá-los a ler, como lhes impomos à colher de remédio, à injeção, à escova de dentes, à escola. Assim, é comum o menino sentir-se coagido, tendo de submeter-se a uma avaliação, e sendo punido se não cumprir as regras do jogo que ele não definiu, nem entendeu. É a tortura sutil e sem mar “observáveis a olho nu”, de que não nos damos conta (1997, pág: 51).
Para a autora, a prática da leitura vem sendo tratada, quase sempre, com um caráter utilitarista, pouco ou nada contribuindo com a formação de alunos leitores.
Justificativa: A educação infantil é uma modalidade de ensino que tem sido muito estudada nos últimos anos, nos dias atuais é fundamental da acessibilidade aos alunos para que estes frequentem desde cedo à escola para que o quanto antes ele tenha o seu desenvolvimento social, intelectual e físico desenvolvido.
O