Economia e mercados globalizados
[pic]
Numa pesquisa com 2.600 altos executivos, planejada para identificar as características da liderança de alto nível, as dez mais encontradas foram: honestidade, competência, visão de futuro, inspiração, inteligência, justiça, abertura, franqueza, imaginação, confiabilidade[1]. Preste atenção às três primeiras:
Honestidade
Competência
Visão de futuro
Os líderes de alto nível têm credibilidade. São homens e mulheres de integridade. Suas vidas são governadas por padrões éticos, com relação aos quais eles vivem de maneira coerente. Essas pessoas são dignas de confiança. Possuem habilidades técnicas e relacionais especiais. São capazes de fazer as coisas acontecerem. Transformam os seus potenciais em realidade. E conseguem visualizar o futuro. São pessoas visionárias. Sonhadoras. Percebem que as idéias têm conseqüências e que a visão precede a criação. Que as idéias são as sementes da mudança. Evidentemente, os líderes cristãos, conduzem o seu povo em direção a metas dadas por Deus – e isso é garantia de um verdadeiro sucesso.
À lista acima, eu acrescentaria a coragem de assumir riscos e a perseverança.
Em geral, as pessoas estão satisfeitas com a sobrevivência e o status. O povo de Deus preferia voltar à escravidão no Egito que assumir riscos no deserto com Moisés durante o Êxodo. Entretanto, por definição, o líder está numa jornada para um novo destino, quer explorar o que ainda não foi mapeado, conquistar um país desconhecido. Para descobrir novas terras, é preciso deixar a segurança do próprio porto. Um líder precisa assumir riscos. Colombo os assumiu. E os exploradores do espaço também. Eles não desistiram, mesmo que fossem necessárias várias gerações para realizar a sua visão. Abraão mostra essa natureza em sua jornada para Canaã. Ele tinha uma visão de uma cidade cujo construtor e arquiteto era Deus (Hb 11:10). Ele morreu com pouco mais que o terreno de uma cova para o enterro de sua esposa Sara. No