O perfil do executivo no mercado globalizado
Resumo
O perfil do executivo brasileiro vem sofrendo grandes mudanças dos anos 90 até os tempos atuais, o acirramento da concorrência faz com que os profissionais precisem cada vez mais moldar-se ao perfil de um administrador globalizado para adquirirem sucesso no meio econômico. O presente estudo tem por objetivo validar os perfis, indicando as principais qualidades que um executivo deve possuir para ser bem sucedido nas mais diversas áreas da economia. Para verificar esses aspectos, realizou-se uma revisão bibliográfica de diversos artigos que incluíam pesquisas feitas com executivos das maiores empresas de alguns estados brasileiros e entrevistas com empresários de multinacionais instaladas no Brasil. Os resultados revelaram que em diversas áreas profissionais buscam-se pessoas que possuam qualidades tais como: serem organizadas, estarem dispostas a assumir riscos, que sejam atualizados e que tenham liderança, sabendo usar o poder de influencia para solucionar problemas, além disso, foi possível analisar que a maioria dos entrevistados entende que liderança não é algo que carregamos desde o nascimento, ao contrario, acreditam que as pessoas podem desenvolver essa habilidade para melhorar sua vida profissional, sendo assim, para obter sucesso como executivo é necessário estar sempre preparado para diversas mudanças, sempre buscando aprendizagem.
Palavras-chave: executivos, perfil, globalização.
Introdução
O presente artigo tem como tema as principais características que um profissional deve possuir para adquirir sucesso no mercado globalizado.
Em um passado não muito distante (décadas de 1960 e 1970), quando as multinacionais procuravam se instalar em mercados menos sofisticados, como os oferecidos pelos países em desenvolvimento, o faziam transferindo dos seus países de origem operações que já não eram capazes de responder às demandas dos consumidores locais. Plantas industriais completas eram