Pedagogia
Para Freire, na educação problematizadora temos a busca para romper com o paradigma educador-educando. Professor e aluno ocupam as duas posições. Trocando de papéis um permite ao outro ser sujeito e crescer junto. Em vez de professor que transmite comunicado sobre um objeto e um aluno que passivamente recebe estas informações acreditando ter aprendido, a educação problematizadora traz, o professor para posição do aluno e o aluno para posição do professor. Professor-aluno são sujeitos do processo, crescem juntos. O educando ao ser educado também educa . Ambos crescem na crítica da própria reflexão e ação. Neste processo, o professor e o aluno são mediadores, um do aprendizado do outro.
A Educação Problematizadora dá-se através de uma situação-desafio para que aluno e professor possam construir em conjunto através do diálogo. Neste processo ambos tornam sujeitos do agir-refletir, do fazer-compreender.
Freire em sua obra Extensão ou Comunicação cita que conhecer é tarefa de sujeitos e não de objetos. E é como sujeitos e somente enquanto sujeitos, que o homem pode realmente conhecer. Por isso mesmo é que, no processo de aprendizagem, só se aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isto mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas.
Sujeitos responsáveis pelo processo de conhecer adquire o conhecimento através de interações com objetos e com outros sujeitos. Nesta interação os sujeitos não só apreende conhecimento como contribui com o aprendizado de