Pedagogia
NOME: CRISTIANE
6°PERÍODO
1)Explique porque no artigo Educação e Ideologia dominante que a educação se adaptou aos interesses das classes dominantes em diversos momentos.Dê exemplos.
O século XX é marcado, especialmente a partir da década de 1.930, no campo da teoria educacional,por uma crença na função progressistada escola.A escola era vista como tendo capacidade de ser um importante fator de mudanças sociais.Através da escola,a sociedade seria cada vez mais justa e igualitária.Essa posição otimista,baseada na crença inexorável do progresso da humanidade ,deixando de lado muitas evidências históricas.Exemplo: A educação na Alemanha nazista.Na disciplina História,as crianças e jovens aprendiam sobre o passado glorioso do país ,em Geografia sobre as regiões que segundo o regime político vigente,eram da Alemanha por direito e era necessário que fossem conquistadas.Nas aulas de educação sexual,ministradas ás meninas,aprendiam como cuidar da saúde para se tornarem boas reprodutoras.Nas aulas de biologia,buscavam confirmar cientificamente a superioridade da raça ariana e a inferioridade das demais raças.O professor ensinava que judeu ,negros,ciganos faziam parte de uma sub-raça sendo sub-homens quase aberrações da natureza,sendo necessário sua eliminação para o bem da humanidade.
2) Caracterize a política educacional do Brasil colônia.
Com a política mercantilista e com o exclusivo metropolitano a função de uma colônia de exploração ( caso do Brasil) era de fornecer lucros a metrópole (Portugal). Como colônia de exploração,o Brasil só podia começar com Portugal,não podia ter exercito e nem universidade. A reforma católica foi criada a compahia de Jesus com o objetivo de recuperar na America os fieis perdidos na Europa.
Os Jesuítas vieram para o Brasil para catequizar os indígenas e criar escolas para os filhos dos primeiros colonos portugueses gradativamente fundaram também colégios e seminários.A