Pedagogia
Primeiro Momento – Enquadramento conceptual (da relação).
Segundo Momento – Ponto da situação (definir o conceito conflito; negociação como estratégia).
Terceiro Momento – Análise crítica da multidimensionalidade da conflitualidade (interesses, expectativas, culturas). Identificação dos principais focos de tensão.
Quarto Momento – Reflexão sobre estratégias.
Primeiro Momento – Enquadramento conceptual
Perspectiva Sistémica (epistemologia circular e sistémica): Os problemas humanos não têm somente um sentido, mas uma função no contexto mais lato em que emergem (contexto exterior à família, como a escola ou o trabalho).
A concepção sistémica da família parte da noção de sistema aberto (em interacção com o meio), que pode ser considerado subsistema numa ordem hierárquica (o indivíduo faz parte do subsistema família, que faz parte do subsistema sociedade). Qualquer alteração no sistema familiar produz modificações que devem garantir um novo equilíbrio - homeostase sistémica (capacidade de manutenção do equilíbrio do sistema), desafio estimular e desafiante para o desenvolvimento.
Família – sistema de relações, com identidade própria (identidade sistémica), organizado em função de determinados objectivos comuns.
Relações intersistémicas – Relações com sistemas exteriores à família.
Relações intrasistémicas – Relações entre os vários subsistemas do sistema familiar.
As interacções entre ambas as relações e a família, enquanto sistema, são auto-reguladas e devem ser equilibradas e bem delimitas, protegendo-se a identidade e a autonomia (num funcionamento adaptativo).
Famílias aglutinadas ou enredadas – Caso as interacções sejam demasiado grandes (ausência de fronteiras).
Famílias rigidificadas ou autoritárias – Caso as interacções sejam muito restritas (rigidez de fronteiras).
TODOS OS CONCEITOS SISTÉMICOS DE ‘SISTEMA ABERTO’ SE APLICAM À ESCOLA
Transições normativas – Acontecimentos