Pedagogia - Pesquisa e Prática/Reflexão
O presente texto nos elucida à uma forma de equilibrarmos os ossos comportamentos e emoções. O equilíbrio é essencial para o nosso dia a dia, para o nosso bem estar, para a nossa saúde, para o nosso progresso, etc. Uma pessoa equilibrada está sempre solucionado problemas ou ao menos tentando soluciona-los sem se estressar, passar mal, ou seja, ela entra e sai de uma situação sem maiores constrangimentos. Um professor precisa ter o domínio de suas emoções sem ter rompantes, sem gritos. Uma pessoa equilibrada fala pausadamente, sem afobação, sem atropelar as palavras e assim por diante. O educador precisa entender que no momento em que está lecionando ele é a base educacional de seu alunos, todas as críticas e elogios estão focados nele e um passo em falso é fatal! ele precisa controlar seus impulsos quer sejam bons ou ruins.
Por Ex: Em uma situação constrangedora em sala de aula ele NUNCA deverá demonstrar medo e insegurança, não deve passar ao aluno que ão sabe o que fazer e por outro lado não deve se colocar como "maioral", muito menos expressar arrogância, colocar o aluno contra parede, etc. O equilibrado libera uma certa"essência" de confiança, de auto controle, enfim... ele não se deixa corromper pelo desequilíbrio do outro e, muitas vezes é procurado para resolver problemas alheios.
Compromisso Ter compromisso em primeiro lugar é amar o que faz! Quem tem compromisso com o que faz nunca se contenta em deixar as coisas como estão. Um professor que tem compromisso age com amor, dedicação e coragem. O professor que não tem compromisso é apagado, sem perspectiva, ou seja, é verdadeiramente uma "marionete"(vou por que me levam).O educador compromissado com o que faz se torna a diferença não só no seu meio escolar como em todos os lugares que frequenta, além de cumprir o que lhe é de fato sua obrigação, tudo que lhe é politicamente correto, ao contrário, ele quer e almeja mais! O professor comprometido com seu cargo está de