Pedagogia _ menorial de formacao
O memorial (do latim memoriale) é a escrita de memórias e significa momento ou escrito que relata acontecimentos memoráveis. O momento – que quer dizer ‘lembra-te’ – de modo geral pode ser compreendido como uma marca que serve para lembrar qualquer coisa.
O memorial se caracteriza como uma auto-avaliação, instrumento das coerências, incoerências e das relações estabelecidas durante o período de realização do curso de graduação, levando em conta o desenvolvimento dos trabalhos executados, apresentados e expostos que possibilitará a renovação da minha caminhada profissional, a qual apresenta uma formação profissional construída ao longo de minha vivência na área da educação, desde a sala de aula com ensino fundamental, a programas de formações continuadas com educação de jovens e adultos.
CAPÍTULO I
LEMBRANÇAS: Pensamentos enraizados na memória
Primeira filha do casal Lucilio Pereira Britto e Maria Julia Vieira de Britto, família humilde e muitas dificuldades, inclusive as de aspectos sociais. A bebida era uma constante na minha infância e adolescência por conta do vício de meu pai. Minha mãe sempre guerreira, batalhando a cada dia por melhorias de vida para seus onze filhos.
Sempre falo que as dificuldades pelas quais passei na minha infância me fizeram perceber que a vida deve ser exercitada a cada momento e que de certa forma, desde a minha formação de criança a idade adulta, essas dificuldades me fizeram crescer enquanto pessoa e chegar até aqui nessa etapa tão importante da minha vida, a conclusão do meu curso de graduação.
Eu, Lucélia Ribeiro, apesar de todos os momentos difíceis vividos e sua grande maioria trazida pelo vicio de meu pai, não tenho vergonha de falar a qualquer pessoa que seja que sou filha deles. Minha mãe é um referencial de mulher batalhadora e guerreira. Se hoje cheguei ate aqui, é porque ela subiu muitas escadas e derramou suor para que eu obtivesse meu crescimento pessoal e profissional.
Eu sempre fui