Pedagogia-leitura hospitalar
Como as crianças que estão hospitalizadas muitas vezes não possuem acesso a livros de história, este projeto leva a essas crianças o gosto pela leitura e ajuda a formar a sua personalidade, amenizando assim sua passagem pelo hospital.
Esse projeto tem como objetivo maior resgatar o ato de contar histórias para as crianças hospitalizadas, despertando nelas à magia do mundo imaginário com caracterização das histórias por meio de fantasias, máscaras e pintura no rosto.
As histórias são de suma importância para o desenvolvimento da criança, faz com que elas se identifiquem com os personagens das histórias e também faz com que elas aprendam com as situações apresentadas.
O ambiente hospitalar se torna mais acolhedor, alegre, educativo e amoroso. Leva o aluno a refletir, despertando assim o interesse e o gosto pela leitura;
Desenvolve a capacidade de atenção e socialização da criança.
Contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança.
As escolhas das crianças pelos contos de fadas têm uma explicação bem fácil de entender, sua tendência ao fantástico, ao maravilhoso, realiza uma fuga da realidade vivida pela criança.
Platão e seus escritos nos mostram que naquele tempo as mulheres contavam as crianças histórias simbólicas. Desde então os contos de fadas estão associados à educação da criança.
Os contos de fadas não possuem uma única raiz, dos egípcios aos contos atuais varias histórias já foram contadas sejam por contos, frases, poemas e etc.
A história contada no ambiente hospitalar,busca levar esse mundo fantasioso e mágico para as crianças hospitalizadas, buscando desenvolver o interesse e o gosto pela leitura.
Contribuindo assim, para que essa prática seja um momento de