pedagogia diversidade
Trabalho de Educação e Diversidade – Respostas
1- Gil apresenta o seu ponto de vista e se refere a diversidade cultural, que era vista como um mal e foi revista, e preenche os nossos corações, diz: As diferenças culturais são positivas mas as desigualdades jamais serão.
2- Aqueles que se autodeclararem pretos pardos e indígenas e que cursaram todo o ensino médio em escolas publicas terão 50% de vagas nas instituições federais vinculadas ao MEC.
3- No dia 20 de novembro a sociedade brasileira comemora o dia da consciência negra, que marca a morte de um herói esquecido pela sociedade, Zumbi dos Palmares, nasceu em 1655 foi um líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais representantes da resistência negra à escravidão, na época do Brasil colonial. Passados 318 anos após a sua morte, a realidade dos negros no Brasil não mudou muito, apesar da lei Áurea que libertou os escravos, os afro – brasileiros ainda sofrem uma dura realidade.
4- Pluralidade cultural seria um patrimônio sociocultural do Brasil, patrimônio que deve ser reconhecido e valorizado pois constituiria algo que pode ser considerado marca da identidade nacional, que remete algo que é definido como brasilidade. De acordo com os PCNs, a pluralidade cultural, sinônimo de diversidade corresponde as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. A justificativa parte da antiga constatação de que o “Brasil desconhece a si mesmo”, rompe com estereótipos tanto regionais quanto étnicos, sociais e culturais.
5- O conceito de interculturalidade tem uma forte relação com o da educação, ambos uma necessidade e exigência da sociedade atual. A interculturalidade passa pelo desafio lançado pela globalização e suas implicações étnicas e culturais. Identidade, homogeneidade e diversidade são os eixos definidores da interculturalidade, que tem na educação e suas instituições. A interculturalidade