Pedagogia e Educação e Diversidade
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professora Ana Maria Bittar Crivari Professora de Ensino a Distância (EAD) da Educação e Diversidade
Indaiatuba/2013
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
“Direitos Humanos e
Pluralidade Cultural”.
A autêntica afirmação da pluralidade cultural é inseparável das lutas pela extensão dos direitos humanos a todos e pela construção de relações cidadãs e democráticas. Em nossos dias, a luta contra as desigualdades e pela afirmação de um convívio pacífico entre as culturas e grupos humanos tem se tornado um tema cada vez mais importante. Assim, em novembro de 2001, a Unesco, vinculada à
Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou a Declaração
Universal sobre a Diversidade Cultural, que no seu artigo 4º afirma:
"A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance." Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
A Invenção da Infância
“Ser criança não significa ter infância”
Não poderia haver uma frase melhor para transmitir a idéia do documentário “A
Invenção da Infância“ que mostra as diferenças entre o que é ser criança em uma família que vive em situação de pobreza e outra de classe média no nosso país.
As condições em que vivem as famílias das crianças que estão trabalhando são claramente muito precárias e, muitos dos direitos mais básicos lhes são negados.
Segundo o artigo 6º da Constituição Federal, “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho,