pedagogia de Gramsci
Aluno: Nicholas J. Azevedo
Prof.: Julieta Romeiro
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Paracambí, 31/07/2014
Professor(a): Julieta
Aluno: Nicholas J.
Licenciatura em Matemática- 1° Período
- A partir da leitura do texto, crie um texto argumentativo destacando os pontos de concordância e divergência que você tem com eles sobre a função social da educação.
Segundo Gramsci, os intelectuais não podem ser definidos pelo trabalho que fazem, mas pelo papel que desempenham na sociedade.
No texto, que não é do autor, e sim duma segunda pessoa fazendo referência ao texto original, deu pra perceber que Gramsci tem uma visão a gente do seu tempo, pois como ele vivia numa sociedade do sec XVIII, pensar que a Educação pode mudar a vida tanto social como em todas as outras vertentes, era algo impensável em seu tempo.
Gramsci Acreditava que a escola tem papel fundamental na formação do individuo, mas não somente ela e sim a sociedade em geral. Já que o ser humano não é algo estático e sim um ser que vive em movimento, e por isso vive recebendo milhares de informações as quais ele tem o dever de escolher quais irá absorver e quais serão desprezadas.
Ele deixa bem claro que o homem não pode se conformar com seu modo de viver, tem que sempre procurar melhorar, buscar novos desafios e sempre se perguntar: “ Por que não posso fazer mais isso?” .
Também é Notória sua Apelação a falar da ideologia, Ele mesmo diz: Ideologia é “uma hipótese cientifica com caráter educativo e dinâmico, que é verificada e criticada pela real evolução da historia.” Ele diz que a ideologia evoluiu com a história. Fica fácil perceber isso, pois a ideologia depende da percepção da pessoa no mundo, e o mundo mudou muito, assim como a forma de pensar e ser, do homem.
Podemos entender que ele não faz uma correlação entre a Ideologia e Educação. Mas também não da pra saber ao certo o que ele entende por educação, pois segundo o texto,