pedagogia crítica superadora
O livro de elenor kunz, transformação didático –pedagógica do esporte foi publicado no ano e1994 pela editora UNIJUÍ. O livro é constituído de seis capítulos, distribuídos em 152 paginas.
O autor: Elenor Kunz possui Doutorado em instituto de Ciências do esporte pela Universitat Hannover(1987) e Pós-Doutorado pela Universitat Hannover (1996). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Motrivivência, Membro de corpo editorial da Pensar a prática, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.
A concepção pedagógica de Kunz (1994) A obra de Elenor Kunz (1994), denominada 'Transformação Didático-Pedagógica do Esporte' apresenta a CPCE, para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da EF, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades na prática pedagógica. Para Kunz (1994), o esporte é realizado predominantemente de forma cada vez mais normatizada e padronizada visando atender o rendimento cobrado pelas sociedades . Para que o esporte possa ser praticado na escola, é preciso analisar quais os interesses, desejos e necessidades que formam a instituição. O fenômeno social do esporte deve ter a capacidade de colocar o praticante na situação dos outros participantes no esporte; ser capaz de propiciar a visualização dos componentes sociais que influenciam todas as ações sócio-culturais no campo esportivo; além de poder desenvolver as competências da autonomia, interação social, bem como da competência objetiva. A estrutura