Pedagogia Artigo - Abuso Sexual
Conversando com esta realidade
Kátia Queiroz
TUDO TAMBÉM ACONTECE NA VIDA REAL...
M
u i t a s ve z e s a ch a m o s q u e s ó n o s f i l m e s, n a s n ov e l a s o u n a s e s t ó r i a s q u e a s p e s s o a s n o s c o n t a m , p o d e m a c o n t e c e r c o i s a s d e s ag r a d á ve i s o u d e f o r m a c r u e l .
Mas não é bem assim.
Tudo também pode acontecer na vida real e na vida de qualquer um de nós. E é nesse exato momento que nos deparamos com uma triste realidade: os personag ens que estavam distantes de nós ganham for ma, cor po e nome semelhantes aos nossos.
E passamos a fa z er par te da estória difícil, triste e que, na maioria das veze s, pr ovocam cicatriz es por toda uma vida.
É uma estória de poder ... de violação, de medo, de abuso.
É uma forma de violência.
É uma estória forte, traumática.
É a VIOLÊNCIA SEXUAL.
O QUE VIOLÊNCIA ?
Violência é toda e qualquer for ma de opressão, de maus tratos, de ag ressão, tanto no plano físico como emocional, que contribuem para o sofrimento de outra pessoa.
Dentre as diversas formas de violência que conhecemos existe a violência sexual.
A vidência sexual é uma a g ressão a liber dade do indivíduo, é uma manifestação extrema do domínio de uma pessoa sobre outra.
QUAIS OS TIPOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL?
A violência sexual pode ser evidenciada sob várias formas e apresenta maneiras diferenciadas de expressão, tais como: estupro, incesto, atentado violento ao pudor, de acordo com a conceituação jurídica; abuso sexual e exploração sexual comercial (prostituição), conforme conceituados pela sociologia e antropologia.
VAMOS CONHECER SOBRE O ABUSO SEXUAL
Abusar é precisamente ultrapassar os limites e, portanto, transgredir. Abuso contém ainda a noção de poderio, ou seja, o abuso de poder ou de astúcia, abusar na confiança, da lealdade, o que significa que houve uma intenção e que a premeditação estão presentes.
O abuso sexual é o caso de um indivíduo ser