pedagoga
O estágio curricular possui uma grande importância para a formação do pedagogo junto com o conhecimento teórico adquirido nesta formação, preparando- os para uma vivência na sociedade escolar, trazendo inovações pedagógicas, podendo sempre fazer reflexões críticas conforme a sua realidade escolar.
“Então, educamos e somos educados. Ao compartilharmos, no dia-a-dia do ensinar e do aprender, idéias, percepções, sentimentos, gestos, atitudes e modos de ação, sempre ressignificados e reelaborados em cada um, vamos internalizando conhecimentos, habilidades, experiências, valores, rumo a um agir crítico-reflexivo, autônomo, criativo e eficaz, solidário. Tudo em nome do direito à vida e à dignidade de todo o ser humano, do reconhecimento das subjetividades, das identidades culturais, da riqueza de uma vida em comum, da justiça e da igualdade social. Talvez possa ser esse um dos modos de fazer PEDAGOGIA.” José Carlos Libâneo.
No Projeto Politico Pedagógico da Universidade Estadual de Londrina, encontra-se os objetivos da realização do estágio em seu âmbito escolar:
“Segundo a legislação vigente, o Estágio constitui parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, consolidando teoria e prática vivenciadas em situações reais do trabalho, incluindo, no mínimo, 100 (cem) horas de atividades, que abrange a Gestão Educacional da Educação Básica, a aplicação de noções teóricas, experiências de observação, entrevistas com gestores educacionais, análise de documentos, levantamentos administrativo, organizacional e dinâmico, que permitem a caracterização global da escola.” Tem-se como objetivos do estágio curricular supervisionado em gestão escolar: Proporcionar ao aluno estagiário uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão; A importância da proposta do estágio, de suas normas, das vantagens da