Pedagoga
Respostas das Atividades Avaliativas Pág- 69 Supervisão e orientação educacional: Perspectivas de Integração na escola.
Aluna: Ana Carolina Abreu Marques
Cidade: Poços de Caldas- MG
________________________________________________________
1-) Na teoria da ação comunicativa alguns conceitos são discutidos tais como ação e racionalidade comunicativa, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação.
A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Parece-nos ser muita teoria, mas que colocada em prática, pode reverter em muitos benefícios no espaço educacional aos profissionais de supervisão e orientação escolar, utilizando-se dessa Competência para que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios.
Habermas (1990) considera a linguagem enquanto meio na inter-relação entre o mundo objetivo, o mundo social e o subjetivo que envolve os participantes capazes de falar e de entenderem-se uns com os outros. Essa fala voltada para o ambiente escolar dá ênfase no aluno como próprio sujeito de sua educação. E os profissionais da educação podendo