PECB pre projeto
A formação acadêmica dos deficientes visuais através do conhecimento do braille
Pré- projeto de pesquisa de elaboração conjunta com o instituto dos cegos da Paraíba, apresentado a disciplina de pesquisa de ensino de ciências e biologia do devido curso, no ano de 2015.
Universidade Federal da Paraíba
Tema:
O projeto visa modos de como ajudar o deficiente visual a obter seu espaço, conhecimento e formação escolar, através da inclusão social.
Delimitação do objeto:
A inclusão social dos deficientes visuais em nosso país ainda é muito pequena, até muitas vezes ela nem existe, para diferenciar esse quadro que é tão crítico e precário, nós futuros docentes temos que nos aprofundar neste meio, ou seja, temos que obter o conhecimento de como lidar com eles, aprender o braille que hoje é tão pouco divulgado, nos dedicar a aprender em sala de aula com cada um deles, independentes das suas diferenças. Estamos nos formando professores, onde uma de nossas funções é EDUCAR, não simplesmente repassar um assunto. Partindo disso, nós temos que começar a abrir novos caminhos, tendo em vista que os alunos que iremos obter nem todas as vezes vão nos escutar, ou talvez nem muitas vezes nos vê, a inclusão social parte muito do docente, sabendo este que as pessoas com deficiências são iguais a todos nós, porém com algumas dificuldades e precisam de um auxilio. Num curso superior não deveria somente ter a disciplina LIBRAS, mas também deveria ter a disciplina do BRAILLE, pois a partir do conhecimento desta, poderíamos auxiliar os deficientes visuais, que muitas vezes por falta de oportunidade e das escolas não oferecerem este tipo de inclusão por falta da formação e conhecimento da parte dos docentes, estes chegam muitas vezes a sua fase adulta analfabetos, sem conhecimentos nenhum. Se nós futuros docentes queremos uma educação melhor e maior, temos que nos especializar para que possamos transmitir esta educação