pecado
DE
HARMATIOLOGIA
ALUNOS: EUCLEY,REINALDO,MAGNA,EMERSON,FAGUNDES,CLEISON,
SÂO, AECIO,LILIAN
O QUE É PECADO?
Millard J. Erikison nos dá a seguinte definição “ Qualquer ação, atitude ou disposição que fracasse em cumprir ou alcançar de modo completo os padrões da justiça de Deus. Pode ser uma transgressão real da lei de Deus ou uma falha em viver segundo as normas suas normas”.
O teólogo sistemático reformado Louis Berkhof[2] (1873-1957) cujas obras têm sido muito influentes na teologia calvinista da América do Norte e da América Latina nos trás as seguintes definições em hebraico e grego:.
HEBRAICO
Chatta `th – pecado como um efeito que erra o alvo e que consiste num desvio do caminho certo.
Avel e `Avon – indicam que é uma falta de integridade e retidão, uma saída da vereda designada.
Pesha – uma revolta ou uma recusa de sujeição à autoridade legítima, uma positiva transgressão da lei, e um rompimento da aliança.
As palavras gregas do Novo Testamento correspondentes, como hamartia, adikia, parabasis, paraptoma, anomia e paranomia e outras, indicam as mesmas ideias.
O Catecismo Maior de Westminster na pergunta, 24. Que é pecado? Define da seguinte forma: Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou a transgressão de qualquer lei por Ele dada como regra, à criatura racional. Rom. 3:23; 1 João 3:4; Gal. 3:10-12.
Segundo Santo Agostinho, o pecado é "«uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor.
A Igreja Católica Apostólica Romana formulou uma lista de pecados no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno cconhecidos como os Sete Pecados Capitais[4], são eles:1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. 2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.
3. Avareza: apego ao dinheiro de forma