Pecado
OTACIL MOREIRA
RESUMO
SÃO GONÇALO 2013
OTACIL MOREIRA
RESUMO – TEMA: PECADO
Trabalho de Pesquisa apresentado em aten_ dimento ás exigências da disciplina de Teolo_ gia Sistemática IV como requisito parcial pa_ ra aprovação no curso.
Professor: Pr. Nilson Lima
SÃO GONÇALO
2013
Resumo – Tema: Pecado
Explicação e Base Bíblica
A - Definição de Pecado.
A História da raça humana que se apresenta nas escrituras é primordialmente a História do homem num estado de pecado e rebelião contra Deus e do plano redentor de Deus para levar o Homem de volta a ele. Podemos definir pecado como: deixar de se conformar à lei moral de Deus, seja em ato, seja em atitude, seja em natureza. Inclui não só atos individuais, como roubar, mentir, ou cometer homicídio, mas também atitudes contrárias a aquilo que Deus exige de nós ( como Êx.20.17 ). Aqui Deus especifica que o desejo de roubar ou cometer adultério é também pecado aos olhos dele. O sermão do monte também proíbe atitudes pecaminosas como a ira ( Mt.5.22 ) ou luxúria ( Mt.5.28 ). E em Gl. 5.20, Paulo fala de atitudes como ciúmes, raiva e egoísmo entre obras da carne, opostas aos desejos do Espírito ( Gl.5.22 ).
Portanto a vida agradável a Deus é aquela que exibe pureza moral não só em atos, mas também em desejos íntimos. O maior de todos os mandamentos exige que o nosso coração se encha de uma atitude de amor a Deus.
Finalmente importa observar que o pecado se opõe diretamente a tudo o que é bom no caráter de Deus, e assim como Deus necessária e eternamente se deleita em si mesmo e em tudo o que ele é, também necessária e eternamente detesta o pecado. É, em essência,