Consequências das ações do homem
Filosofia
Professor (a): Raiane
Aluna: Clara Thais de Lima Barbosa nº: 03
Série: 1º ano Turma: “A” Turno: Manhã
TRABALHO
Palestina do Cariri Setembro de 2013
TRABALHO DE FILOSOFIA
Consequências das ações humanas
Desde a chegada do Renascimento, período no qual o homem se libertou das regras impostas pela igreja e passou a ser o centro do universo, ele vem fazendo novas descobertas importantíssimas para o desenvolvimento humano, na ciência, na tecnologia, na política etc. Mas ao longo desse avanço o homem foi criando uma sede de poder, passou a querer controlar o mundo através de suas ações. E esse desejo de poder com o passar do tempo foi aumentando ainda mais, principalmente depois da chegada do capitalismo, onde a busca pela riqueza fez com que o homem passasse por cima de tudo e de todos para conseguir o que queria. Não importa o quanto ele conseguisse ou consegue, o ser humano sempre quer ir além e buscar ainda mais.
Só que toda essa ganância vem trazendo consequências que não podem ser medidas, tanto na sociedade como principalmente no meio ambiente, na natureza. O ser humano vem destruindo o mundo à sua volta com o desmatamento pelo simples capricho de construir mais prédios, indústrias, estacionamentos etc. – como se já não tivesse fábricas e automóveis o suficiente soltando gases poluentes na atmosfera e acelerando o processo do efeito estufa –. Além do grande consumo desnecessário gerando lixo (muitas vezes podendo ser reaproveitado), que geralmente são jogados em rios, lixões ou aterros sanitários, contaminando a natureza prejudicando toda a população que vive ao redor.
A questão é: o ser humano vem destruindo a si próprio cada vez mais rápido, buscando por riqueza e poder, influenciando não só na forma de agir como na forma de pensar de todos.