Pecado e suas consequencias
O pecado sega as pessoas, e não as deixam ver as suas falhas, pra ele tudo é normal, tudo é festa.
Ele só vai dar conta de seus erros pecaminosos, quando começarem surgir conseqüências, causadas pelos seus atos reprováveis.
Ou então depois que alguém lhe abrir os olhos e mostrar o quanto está sendo ridículo, e fazer com que ele pare e pense em seus atos.
Isto pouco valerá se a causa de qualquer mudança não for por motivo muito especial, que seria uma transformação de Espírito, que só se consegue através do perdão de Deus.
Mas que para isto envolve um fator muito importante, que é o do arrependimento, mas como poderá alguém arrepender-se de qualquer coisa sem que haja a manifestação direta do Espírito Santo de Deus?
Isto é humanamente impossível, pois para haver perdão em primeiro lugar, terá que se humilhar e pedir perdão, e é aí que entra a pregação do evangelho.
Pois ele precisa ouvir e arrepender se de seus pecados e aceitar o plano de Deus para sua salvação.
Crendo em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e aprender que ele morreu na cruz para remissão de nossos pecados.
Caso aconteça à transformação, os seus pecados são lavados, e ele passa a se sentir mais leve e aliviado.
Para comparar o peso do pecado, retratamos o versículo cinco do cap.1 de Jonas, o peso da desobediência e do pecado de Jonas era tão grande que mesmo depois que jogaram fora toda a mercadoria e tudo aquilo que poderia servir de peso no navio.
Mesmo assim o navio continuava sujeito a partir-se ao meio em vista do grande temporal, no momento em que se livraram de Jonas, tudo voltou à calmaria.
Afinal tudo o que estava no navio não era tão pesado quanto o pecado e a desobediência de Jonas.
Ele foi mandado por Deus a pregar para os ninivitas, em vista de suas rebeldias e suas maldade, porem Jonas sabia o que lhe reservara para ele