O PECADO E SUAS CONSEQUENCIAS
Iremos nesta noite fazer uma reflexão sobre o pecado de Adão e suas conseqüências imediatas, presentes e futuras na criação.
O estudo da criação tem enfatizado que Deus criou um mundo íntegro e perfeito: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom...” ( Gn 1:31)
Num lugar especial deste magnífico jardim de Deus, Ele colocou o homem e a mulher, coroando a sua criação com um companheirismo dialógico e providenciou o que era necessária para proteção e segurança:” Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E Javé deus ao homem este preceito: De todas as arvores do jardim podes comer. Só não podes comer da Arvore do conhecimento do bem e do mal. No dia em que dela comeres, ficarás sujeito a pena de morte.”(Gn 2:15-17)
Há um relacionamento entre criatura e criador. O criador é imutável, a criatura é mutável; ela tem a possibilidade de viver ou morrer. Esta livre escolha cabe somente a criatura humana. Preservar a comunhão e o companheirismo com o Senhor lhes será a garantia para a vida plena e transparente.
Podemos destacar algumas características do estado de inocência do mundo paradisíaco:
HARMONIA DO SER HUMANO COM SEU CRIADOR
O ser humano criado à imagem e semelhança do Criador, era dotado de sentimento e inteligência capazes de conviver em harmonia com a inteligência da criação, para que existisse a comunhão entre seres humanos e DEUS. O ser humano fora criado para uma vida de comunhão dialógica com o Senhor Deus. A humanidade e a dignidade do ser humano é garantida e perpetuada pela manutenção desta comunhão, aqui o ser humano tem a possibilidade de fazer a sua opção, de escolher. As conseqüências já lhe foram apontadas.
HARMONIA ENTRE SER HUMANO E NATUREZA
O ser humano não é meramente natureza e nem foi criado apenas pela palavra do criador, na sua criação o próprio criador esta envolvido como artesão que molda as formas humanas, e, no corpo formado do pó da