PEB FHC LULA DILMA
Rafael Balardin
Nome: Natallia Gariazzo Matricula:091011349
1) Explique o governo FHC como sendo o retorno do Neoliberalismo.
O Governo do Fernando Henrique Cardoso, conhecido como FHC, tem como características a continuidade do liberalismo e a adoção da ideologia neoliberal, inspirando mudanças nas políticas públicas internas e externas. Situando o Brasil como um país de Estado Normal, tendo características de um Estado subserviente, destrutivo e regressivo.
No âmbito diplomático, FHC retira o MRE de suas funções, devido a resistência do projeto nacional-desenvolvimentista, transferindo assim suas funções econômicas para o Ministério da economia e assumindo a função de diplomacia presidencial. Suas linhas de ações prioritárias eram: avançar no caminho da integração regional, aprofundando o Mercosul; estímulo à estratégia de diversificação de parceiros nas relações bilaterais; ação junto às organizações econômicas multilaterais, em especial à OMC, e concentrar esforços para elevar a posição de potência internacional do Brasil, tornando-se um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, usando, para tanto, de argumentos como tamanho territorial, contingente populacional e seu status na organização.
O Mercosul neste período ganha personalidade jurídica como união aduaneira, entre o membros, buscando novos parceiros em potencial. Tendo taxas elevadas de crescimento, fortalecendo a dimensão econômica-comercial do bloco. O Mercosul entra em crise a partir do inicio das negociações da ALCA, que entrava em conflito com o interesses do Brasil com o resto dos integrantes do Mercosul, principalmente com a Argentina, que adotou uma posição profunda do neoliberalismo, dolarizando e privatizando o pais. O Brasil tenta ganhar tempo nas negociações da Alca, mesmo não sendo a favor. Mas por adotar uma posição globalista, e apoio a integrações regionais e multilateralismo, havia receio de torna-se isolado e em confronto direto com os