Pe contribuição
A PE ganha muito quando agrega conceitos e métodos de diferentes áreas. Queremos entender a relevância da evolução para compreender como os humanos pensam e se comportam.
"O moderno e o ancestra. A Psicologia Evolucionista contibui para a compreensão dos padrões reprodutivos e de investimento parental humano".
O salto na produção a partir dos anos 2000 pode estar relacionado à publicação de importantes livros que contribuíram para a divulgação das ideias da PE no Brasil e no mundo. Por exemplo, alguns livros de Steven Pinker, tais como "Como a mente funciona" (Pinker, 1998) e "Tábula Rasa" (Pinker, 2004) permitiram uma sistematização dos principais pressupostos da PE, apresentados em uma linguagem acessível a diferentes áreas do conhecimento. Com propósito semelhante, outros livros foram publicados nessa mesma época, tais como "Mãe Natureza: Uma visão feminina da evolução" (Hrdy, 2001), que aborda a visão da PE sobre a maternidade; "O que nos faz humanos: genes, natureza e experiência" (Ridley, 2004), que discute a dicotomia "inato × aprendido"; e "A Paixão Perigosa: Por que o ciúme é tão necessário quanto o amor e o sexo" (Buss, 2000), o qual apresenta ideias da PE sobre fenômenos ligados à sexualidade humana. Alguns importantes blocos de construção da psicologia evolucionista são: desenvolvimentos modernos em biologia evolutiva teórica, o movimento cognitivo, os avanços em paleoantropologia, caçador-coletor estudos e primatologia; pesquisa em comportamento animal, lingüística, psicologia do desenvolvimento e neuropsicologia.
O objetivo do PE é o mapeamento de nossa natureza humana universal, considerada como o conjunto de espécies de programas de informação específicos de processamento que se desenvolveram de