Pdf FICHAMENTO MAIOR
GEOMORFOLOGIA: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL/ Cadernos do Logepa
v. 8, n. 1‐2, p. 37‐53, jan./dez. 2013
“Estudar geomorfologia exige acurada dedicação, preparação e domínio das
Teorias e metodologias que norteiam este importante campo científico. (...)”
(P.38)
“Nessa perspectiva, partindo da premissa de que este ensaio tem uma
Proposta única e exclusivamente dissertativa, (...)” (P. 38)
“(...)em consulta a bibliografias especializadas visando fomentar, o debate e que envolve os anseios daqueles que aspiram por estudar a geomorfologia em suas várias influências científicas.” (P. 38)
“(...) visando formar um breve compêndio de concepções que estimulem o interesse pelo ensino da geomorfologia como ferramenta imprescindível ao estudo das diversas facetas do relevo,(...) (P. 38)
“Seguindo a linha abordagem sobre os estudos que fundamentam a geomorfologia brasileira, anotamos o que bem comenta Marques (2007), quando esse aponta o fato de que nos “últimos 50 anos, boa parte dos acadêmicos que se dedicam a Geomorfologia tem formação titulada à
Geografia', (...) (P. 38)
“(...) Entende‐se por Geomorfologia a ciência na qual as formas do relevo constituem o principal objeto de estudo.(...) (P. 39)
“Nessa mesma perspectiva, Christofoletti (1980) também entende a
Geomorfologia como aquela que estuda as formas do relevo, bem com sua gênese, características morfológicas, bases litológicas e os processos modeladores e controladores.” (P. 39)
“Segundo Klein (2012)1, adepto da teoria davisiana, a Geomorfologia possui três domínios: o da Geomorfologia Estrutural, o da Geomorfologia Climática e o da Geomorfologia Histórica,(...)” (P. 40)
“Para Ab’Sáber (1958), a Geomorfologia tem uma história recente indiscutivelmente muitas vezes mais importante do que a sua história mais remota. Para esse intelectual, “essa ciência de contato entre a Geologia e a
Geografia” encontrou um campo propício para seu desenvolvimento
demoradamente