PDDE
Volnei Olszeski
PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA)
Tutor: Juçara Teixeira de Borba Scheffer
Pinhalzinho SC
Ano: 2014
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Volnei Olszeski
PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA)
Trabalho final de conclusão do Curso de Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Tutor: Juçara Teixeira de Borba Scheffer
Pinhalzinho SC, 22 de Abril de 2014
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade colocar em discussão, questões fundamentais da problemática da verba do FNDE destinada ao PDDE no município de Pinhalzinho SC.
Palavras chave: PDDE, recursos, execução
SUMARIO
APRESENTAÇÃO----------------------------------------------------------------------------03
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------05
DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------06
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------09
REFERENCIAS -------------------------------------------------------------------------------10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho propõe-se estudar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e as possíveis interferências deste na gestão escolar. O PDDE foi implementado no bojo da Reforma do Estado Brasileiro, em 1995. Este se apresenta pelo Estado como uma política de descentralização do processo de gestão e financiamento do ensino fundamental.
Assim, o Programa em estudo, na visão oficial, tem por base o princípio da descentralização da execução dos recursos federais e por objetivo a transferência de recursos financeiros às escolas públicas do ensino fundamental. Então, o PDDE visaria contribuir com “a melhoria das infraestruturas físicas e pedagógicas das escolas públicas brasileiras. Desta maneira, assegurando as condições indispensáveis ao seu funcionamento,