Qualidade de Software
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 01: Qualidade de software – conceitos
Objetivo: Apresentar ao aluno os termos comumente relacionados à ideia de qualidade de um produto. Conceituar e informar sobre qualidade total, suas origens e definição.
Qualidade – definição
Caro (a) aluno (a), pense bem, quantas vezes você ouviu nesta semana, ou até mesmo hoje, a palavra “qualidade”? Seja na televisão, no rádio, no jornal ou na revista, é uma palavra que as empresas e pessoas utilizam para enaltecer um produto ou uma característica pessoal ou alheia. Segundo o dicionário Michaelis, as seguintes definições podem ser adotadas para especificar o termo:
(1) Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza. (2) Excelência, virtude, talento; (3) Caráter, índole, temperamento; (4) Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a certo padrão. (WEISZFLOG, 2004)
Embora pareça fácil estabelecer parâmetros quanto à identificação referente à qualidade de algo, por se tratar de um conceito subjetivo, o que representa qualidade para uma pessoa pode não ser, necessariamente, qualidade para outra.
Imagine a seguinte situação: uma pessoa compra um veículo de uma marca qualquer com motor 1.0. Os conceitos de qualidade desse comprador podem se basear, por exemplo, na economia de combustível, no baixo custo de manutenção, no valor reduzido do IPVA, entre outras razões. Se o produto corresponder às suas expectativas, com certeza essa pessoa considerará o