NORMAS ABNT
1. APRESENTAÇÃO
O Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Edificações é uma habilitação vinculada ao Eixo Tecnológico Infraestrutura que, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte, contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura.
Esse eixo abrange obras civis, topografia, transporte de pessoas e bens, mobilizando, de forma articulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.
2. CAMPO DE ATUAÇÃO
O técnico em Edificações poderá atuar em empresas públicas e privadas de construção civil, escritório de projetos e de construção civil, laboratório de ensaios de materiais, canteiros de obras, representação e vendas na área de construção civil, dentre outras possibilidades.
3. OBJETIVOS
Objetivo Geral
Habilitar jovens e adultos para o exercício profissional através de conhecimentos sobre ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura.
Objetivos específicos
• Formar profissionais técnicos de nível médio para atuar no gerenciamento de processos construtivos de edificações, utilizando métodos, técnicas e procedimentos que garantam a sua produtividade, sem perder de vista a qualidade dos bens produzidos e a segurança dos trabalhadores e usuários.
• Proporcionar ao aluno condições necessárias para auxiliar no desenvolvimento e execução de projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. 4. LEGISLAÇÃO
A proposta curricular do curso técnico em Edificações atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal 9394/96, no Decreto Federal 5.154/04, nos Pareceres CNE-CEB 16/99 e 11/2008, nas Resoluções