PDCA - Monumento Natural Estadual da Pedra Grande
O objeto de estudo deste trabalho é o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, e tem como objetivo primordial identificar os principais problemas presentes no local e elaborar propostas que visam melhorar o monitoramento e cuidado do local em estudo.
Para viabilizar a elaboração deste documento, utilizou-se o Ciclo PDCA - Plan, do, check e action - um instrumento de gestão aplicável a qualquer processo organizacional, do mais simples ao mais complexo e a análise de suas distintas fases.
Para que se cumpra este ciclo, se fez necessário a visitação realizada in loco, durante o segundo semestre do ano de 2011, onde foram identificados diversos aspectos deficitários decorrentes da carência do monitoramento do uso público e da ausência de investimentos, assim como da manutenção do local.
ESTUDO DO CICLO PDCA
1ª Fase: Identificar os problemas
O Monumento Nacional Estadual da Pedra Grande é um local admirável, que oferece ao turista uma paisagem exuberante de 360º, porém, existem inúmeros problemas que prejudicam sua estrutura física, que afetam a vida natural animal e vegetal ao seu redor e que podem ser um fator negativo para o turista ao decidir qual local realizar sua visitação ou passar o sábado à tarde. Para realizar o levantamento dos aspectos negativos e positivos para a gestão e manutenção do local, foi utilizada a ferramenta do brainstorming, ou seja, uma “tempestade de idéias”. Figura 1: Monumento Estadual da Pedra Grande e vista. Fonte: Própria, 2012.
Abaixo é possível observar alguns dos aspectos deficitários presentes no monumento:
A falta de infraestrutura geral: As placas de sinalização durante o percurso, destinadas aos automóveis e as placas presentes nas trilhas de pedestres são velhas e ineficientes; não existem sanitários ou bebedouros disponíveis aos visitantes e também lixeiras; não há um local reservado para o estacionamento dos carros; e