PCP e MRP
Na engenharia de produção, a sigla PCP significa Planejamento e Controle da Produção. O PCP controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção e tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.
2. Quais as principais respostas que o PCP deve fornecer?
As perguntas que o PCP deve responder são: O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? E, com quem produzir?
3. O que é, e para que serve MRP?
MRP significa Material Requirement Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais). O MRP consiste em um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes, fazendo com que de acordo com a visão futura das necessidades, se consiga calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
4. Quais módulos constituem o MRP e quais suas respectivas funções?
Os módulos que constituem o MRP II são:
Módulo de planejamento da produção (production planning): utilizado para planejamentos de longo prazo, já que visa auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoques e produção durante períodos, usando uma grande quantidade de dados detalhados.
Módulo de planejamento mestre da produção(master production schedule ou MPS): tem como objetivo auxiliar a decisão dos usuários quanto aos planejamentos das quantidades de itens de demanda independente a serem produzidas e níveis de estoques a serem mantidos, é possível determinar a viabilidade dos planos de produção quanto a capacidade de produção.
Módulo de cálculo de necessidade de materiais (material requirements planning ou MRP): objetiva cumprir o plano mestre e minimizar a formação de