PCP - Plano meste de Producao
O processo de globalização aumentou a concorrência entre as empresas. Após um período, as empresas deixaram de ficar expostas apenas à concorrência local; passaram, portanto, ao nível de concorrência mundial (LUSTOSA, 2008). Assim, o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo das empresas adaptações para sobreviverem.
Com o crescimento tecnológico e das telecomunicações é cada vez maior o intercâmbio de informações, até no mundo dos negócios. Inserido no contexto da globalização, as empresas devem agir e pensar globalmente e estarem preparadas para os desafios que a abertura dos mercados traz. Isso requer a revisão e atualização constante dos processos produtivos, sempre com objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes e assim se firmar no mercado (SOUZA, 2013).
Inserido nesse contexto de competitividade, as empresas atuam no planejamento e controle da produção (PCP). O PCP é um setor multidisciplinar interligado a todos os setores da empresa. Esse departamento é permite a continuidade dos processos produtivos dentro das empresas, controlando a atividades e tomando decisões sobre a produção e os recursos relacionados a ela de modo a atender as demandas no tempo e quantidades certas
2. Planejamento e Controle da Produção
O sucesso de grandes organizações está fortemente relacionado à maneira como são utilizados os recursos para a produção de bens e serviços. O planejamento da produção (PCP) ocupa-se da gestão desses recursos em diversos níveis, sendo capaz de reduzir custos, aumentar a receita e abrir espaço para a inovação.
Slack (2009), afirma que o planejamento e controle diz respeito a conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. Afirma ainda que as atividades de planejamento e controle proporcionam sistemas, procedimentos e decisões que juntam diferentes aspectos da oferta e demanda.
As ações do PCP podem ser distribuídas em ações de longo, médio e curto prazo. As ações de longo prazo