PCP - Planejamento Programação E Controle Da Produção
A atual conjuntura tem forçado as empresas a buscarem alternativas para continuar existindo em um mercado cada vez mais globalizado. Cada empresa poderá encontrar soluções diferentes para seus problemas, sendo o repensar de seus processos uma fonte valiosa de possíveis melhorias.
Onde e o que melhorar são os pontos a serem examinados, a resposta passa por um conjunto de aspectos que devem ser considerados. Entre os aspectos pode-se citar os seguintes: a economia, os clientes, a tecnologia e a concorrência. Considerando esses quatro aspectos, este trabalho busca identificar de que maneira o relacionamento entre o departamento comercial, através da previsão de vendas, e a programação e controle da produção pode auxiliar na busca da sobrevivência.
As empresas industriais estão cada vez mais engajadas em mercados de dimensões mundiais onde os múltiplos desafios estão exigindo a existência de eficientes Sistemas de Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP).
O PPCP pose ser definido como a função de apoio das atividades de produção visando que os programas acertados previamente possam ser atendidos com eficiência.
A gerencia industrial espera que o PPCP mantenha pressão constante sobre a produção e compras a fim de que sejam cumpridos os planos de produção preestabelecidos, atingindo assim, o faturamento previsto.
O departamento de vendas deseja que o PPCP seja seu representante dentro da fábrica, procurando atender seus pedidos e aceitar as oscilações do mercado e consequentes mudanças de prioridades. Produção deseja que o PPCP emita, com grande antecedência, as ordens de fabricação e montagem estáveis para lotes apreciáveis assim viabilizando uma produtividade alta.
As funções do PPCP podem ser divididas em: Gestão de Estoque – cuida da disponibilidade dos materiais necessários à produção; Emissão de Ordens – toma providência para ter a tempo todas as peças componentes e produtos;